Para nós humanos, o principal sentido é a visão. Percebemos o mundo através de cores e formas e assimilamos significados desses elementos que se desenham diante de nossos olhos.
E apesar de ser o nosso mais importante sentido, nossa visão nem é tão apurada assim, quando comparada à de outros animais, como a águia e o tubarão.
Como é de se esperar, por conhecermos apenas nossa maneira de ver o mundo, não conseguimos imaginar o que é percebê-lo de maneira diferente. No caso dos nossos amados cães, é fácil esquecer que, apesar de estarmos em completa sintonia de convivência, vivenciamos as mesmas coisas de formas bem distintas.
O cachorro possui um super poder: O olfato. O olfato do cão é tão poderoso, que é difícil para nós imaginar certos odores que eles conseguem detectar. Imagine você conseguir sentir o odor de uma folha caindo, dos insetos que residem dentro de uma árvore ou de uma gota de sangue em uma piscina.
O que os torna animais extremamente especiais, também os transforma em nossos aliados, emprestando-nos seus narizes na busca de pessoas, substâncias, doenças, explosivos, e tantos outros.