Você sabia que os gatos precisam ser estimulados a beber água para ter uma boa qualidade de vida?

Isso porque eles tendem a ingerir pouco líquido, o que pode sobrecarregar os rins e causar uma insuficiência ou uma cistite. As doenças têm tratamento, mas também são perigosas e podem levar à morte.

Por instinto, preservado da época em que viviam na natureza, os gatos gostam de água em movimento e fresca. Eles eram acostumados a beber em riachos e cachoeiras, mas com a domesticação, passaram para os potinhos com água parada, que não são nada atrativos.

Os rins filtram os resíduos da corrente sanguínea, que são eliminados pela urina. Se o animal bebe água insuficiente, as impurezas ficam retidas, os filtros são prejudicados, e ele adoece.

Por isso, aquelas fontes que você encontra em pet shops não são frescura nem objetos de decoração.

Elas recriam o ambiente natural e estimulam os bichanos a ingerir mais líquido. Mas esta não é a única forma de ajudar seu gatinho. Você também pode espalhar vários potinhos de água pela casa, e reabastecer todos os dias, para oferecer sempre água limpa e fresca.

Agora, se você perceber qualquer mudança de comportamento no seu gato em relação ao xixi, o melhor a fazer é procurar imediatamente um veterinário, para realizar exames e verificar se existe alguma doença. O tratamento varia em cada caso, mas normalmente é feito com medicamento e ração especial.

O importante é identificar o mais rápido possível e cuidar.

Fique atento aos sintomas:

– perda de peso de forma progressiva;

– urina cada vez mais transparente, quase atingindo a densidade da água;

– perda de apetite;

– problemas gástricos;

– possibilidade de vômito;

– dificuldade para urinar;

– urina com sangue;

– inchaço e dor.

Obrigado pelo leitura,

Equipe Pet Vida