Sim, mas por muito tempo até mesmo os cientistas acreditavam que não. Hoje se sabe que os cães enxergam em cores, mas não distinguem todas as cores que os humanos veem.
A principal diferença é que os cães não conseguem distinguir o verde do vermelho. Para nós e para outros animais, como pássaros e macacos, que comemos frutas, a diferença entre essas cores é gritante porque é muito vantajoso diferenciar rapidamente as frutas vermelhas das folhagens verdes, por exemplo.
Cães enxergam em uma escala de cores de amarelos e azuis. Uma distinção que os cães conseguem fazer bem é entre o azul e o verde. Bolinhas de cor azul são mais fáceis de o cão buscar em gramados do que as vermelhas, que se destacam menos, e por isso podem ser usadas para estimular o olfato.
Faça o teste: segure o cão sobre um gramado bem verde e jogue uma bolinha azul e uma vermelha. Solte-o somente quando as bolinhas estiverem a pelo menos uns 10 metros de distância. Provavelmente, o cão optará por seguir a bola azul, muito mais visível para ele.
Agora você entende porque aquela bolinha amarela faz tanto sucesso na grama do parque né? Aposto que agora você vai escolher as cores dos brinquedos com cuidado, não é? (As cores quentes, rosa, laranja, vermelho, não despertam a atenção do seu cão).
Mas não sinta pena do seu cãozinho por causa disso, o que falta na capacidade visual ele compensa no sentido olfativo: seus narizes são muito mais sensíveis que o de um ser humano.